domingo, 30 de março de 2014

Movimentos Retilíneos Uniformemente Variados

Depois de saber o que é um Movimento Uniforme, tomam conhecimento de duas variáveis deste tipo de movimento:
  • Movimento retilíneo uniformemente acelerado;
  • Movimento retilíneo uniformemente retardado.
O primeiro deles (o m. r. u. a. (acontece, por exemplo, quando um carro está a acelerar) é um movimento cuja aceleração é positiva, ou seja o valor da velocidade está sempre a aumentar:

Gráfico velocidade-tempo: O Valor da Velocidade aumenta ao longo do tempo

E o m. r. u. r. (acontece, por exemplo, quando um carro está a travar) é um movimento cuja aceleração é negativa, por isso repara-se que o valor da velocidade está a diminuir (normalmente aos poucos):

Gráfico velocidade-tempo: O Valor da Velocidade diminui ao longo do tempo

Movimento Uniforme


N

Chama-se Movimento Uniforme quando um corpo se move sempre à mesma velocidade.
Por exemplo, nesta imagem, o carro move-se sempre à mesma velocidade, logo a velocidade é constante e por isso trata-se de um Movimento Uniforme:

O Movimento Retilíneo Uniforme (nome correto dado a este movimento) pode ser representado num gráfico de posição-tempo. Por exemplo:


Neste gráfico de posição-tempo o objeto move-se numa velocidade constante e em 6 segundos percorreu 300 metros. Podemos também calcular o valor da velocidade, que neste tipo de movimento é igual à rapidez média. Para o fazer dividimos um valor de posição pelo seu correspondente no tempo, vamos utilizar por exemplo o 300 metros em 6 segundos. 
300:6=50 m/s
Diz-se por tanto que o valor da velocidade (ou rapidez média, que só é igual neste tipo de movimento) é de 50 metros por segundo.

Se o representarmos num gráfico de velocidade-tempo podemos observar as diferenças de velocidade que neste caso são nulas. A essas diferenças chama-se Aceleração.
Como podemos observar, o valor da velocidade é sempre constante, neste caso 50 m/s. Diz-se então que a Aceleração é 0 pois o valor da velocidade não se altera.


sábado, 8 de março de 2014

Rapidez e Velocidade

A rapidez média é uma grandeza escalar e calcula-se dividindo a distância percorrida pelo tempo (que demorou a percorrer). No sistema internacional, para representar a rapidez utiliza-se o m/s enquanto que, nos automóveis utiliza-se o km/h.


A velocidade é uma grandeza vetorial com significado diferente daquele que utilizamos. Representa a rapidez em cada momento e também, a direção e o sentido.
Como a velocidade é registada a cada instante, o vetor é sempre uma reta, mesmo que, por exemplo, um carro esteja a fazer uma curva na estrada.

Neste exemplo, os vetores representados são exemplos de vetores de velocidade:

A velocidade de um objeto pode, também, ser comparada com a velocidade de outro. Por exemplo, nesta imagem, apenas os carros A e B tem a mesma velocidade:



sábado, 1 de março de 2014

Distância Percorrida e Deslocamento

Se nós percorremos um trajeto há duas grandezas físicas que o podem representar:

  • A Distância Percorrida, que corresponde ao percurso que nós fizemos.
  • O Deslocamento, que corresponde à menor distância possível entre o ponto de partida e o ponto de chegada.
Eis um exemplo:
Neste exemplo, um indivíduo percorreu o trajeto mostrado a vermelho (Distância Percorrida), do Local A ao Local B. A verde está representado o Deslocamento, ou seja, o caminho mais curto de A a B.

O deslocamento é um vetor em que:
  • Tem a direção da reta que passa pelo ponto de Partida e o ponto de Chegada;
  • Tem o sentido do local A ao local B;
  • O valor numérico corresponde à distância entre A e B (em linha reta).
A distância percorrida:
  • Tem um valor numérico igual ou maior que o deslocamento (neste exemplo é maior porque não coincide com o Deslocamento).